fire

É para isso que eu pago a Internet e tenho conta nas redes sociais. Eu vi dia desses essa citação acima, e achei o máximo. Não vou colocar crédito de quem disse isso, porque eu não fui atrás para ver se confere ou não.

Cerque-se de pessoas que torçam pelo seu fogo.

Cerque-se de pessoas que torcem pelo seu sucesso, pelo seu retorno, pelo seu bem-estar.

E fuja das pessoas ]que torcem pelo seu fracasso. Não é difícil -detectá-las (ou desmascará-las).

Você percebe quando a pessoa não quer saber da sua história de sucesso, mas sim da sua desgraça. Você percebe quando ela vibra com a sua tristeza. Você percebe quando ela faz comentários maldosos com terceiros e com você mesma quando você quer falar de um projeto pessoal ou profissional novo, e você já sente aquele olhar de deboche.

Com isso não quero dizer que você se cerque de hipócritas e puxa-sacos. Estes são ainda piores. Sorriem para você, te tratam como “querida” mas está falando de você em tom de piada para terceiros. Como detectar este tipo de pessoa? É só ver se ela faz o mesmo com outros. Simples assim.

Também não quero dizer que você se cerque de pessoas que só concordam com você. Elas te apoiam , mas também te criticam e tentam te mostrar o caminho, quando necessário. Tenho várias amigas de verdade, que torcem por mim, e quase nunca concordam com as minhas idéias. Mas se eu for insistente em seguir, elas me apoiam de qualquer jeito.

Para falar a verdade, gosto de amigas da “pesada”: não gosto de mulher fraquinha, que sorri sempre e sempre concordam com você. Acho que são pouquíssimas as mulheres no mundo que conseguem manter o bom humor sempre e o otimismo 100% e concordam em tudo com o que você fala. Para essas, eu tiro o chapéu. Eu não consigo ser assim. Para as outras, é falsidade mesmo.

Contudo, não confundo “honestidade” com “abuso”. Para mim, honestidade é quando minha amiga me pega pela mão, vai tomar um café comigo e me aponta prováveis erros. Abuso é quando o erro é mostrado em frente a outras pessoas, em tom de superioridade. Já botei muita amizade em geladeira com isso, e pisada social a gente aguenta de chefe e pais, e olhe lá. Amiga tem que ter tato com a gente.

Parece um assunto tão besta né? Quem quer ficar cercado de cobras e falsianes? Mas o ser humano é uma besta mesmo. Eu fui bem besta por muitos anos. A gente se condiciona a ficar perto de quem nos procura, de quem nos tornamos próximas por afinidades. Isso começa no jardim da infância. E depois passam-se 5 , 10 anos e a gente se pergunta porque somos tão amigas de pessoas que na verdade, torcem pela nossa derrota.

Não necessariamente elas precisam comprar na sua loja, ir no seu restaurante, prestigiar os seus eventos. Eu tenho uma Confraria de Mulheres e jamais obrigo minhas amigas a irem. Várias tem agenda corrida, outras de verdade não gastariam seu tempo com este tipo de evento. E está tudo bem. Só quero que de verdade, torçam por mim. Isso não deveria ser desejável de amigo, e sim obrigatório.

Pode torcer a distância, a vida é corrida, as pessoas têm família, se mudam. Semana passada fiquei 2 horas conversando com uma amiga que está morando fora. Desde que as palavras e atitudes sejam verdadeiras, mais vale uma alma a distancia que me conforta do que uma que me derruba pessoalmente.

Coisas que aprendi aos 40 e ainda estou aprendendo: cerque-se de pessoas que torçam por você.  E coloque como secundárias e passageiras aquelas que adoram a sua desgraça. Talvez elas sejam divertidas, inteligentes, criativas. Talvez sirvam para passar um bom tempo. Apenas isso.

Depois dos 40, a gente fica mais seletiva mesmo. E começa a fazer um esforço pelos amigos de verdade que antes você não fazia antes.

Antes, eu não atravessava a cidade para encontrar uma pessoa que está com a vida a mil, mas sempre pensa em mim. Antes, eu não pensava 2 vezes em abandonar meu almoço de família para uma atividade nova com pessoas que mal conheço. Antes, eu inventava várias desculpas para não ir a um aniversário de alguém que torce por mim simplesmente porque estava sem vontade.

Coisas que só aprendi aos 40: para estar cercada de pessoas que torçam pelo seu fogo, torça você pelo fogo delas primeiro.  A recíproca é verdadeira.