menopausa

Quando a gente faz 40 anos, tem um medo maior do que as rugas, a perda do viço da pele, de ficar desempregada, de perder nossos pais, do nosso boy estar nos traindo com outra.

MENOPAUSA.

Até o nome tem conotação de mostro.

MENOPAUSA.  O fim da Menstruação. Uma tristeza na hora que começa e um terror na hora que termina. Por quê?

Eu não entendia até agora porque há um medo (e um tabu) em falar abertamente de Menopausa. Eu por mim vou amar quando vier. Parar com esse fluxo chato, parar de gastar com absorvente, de manchar meus lençóis e da tão temida enxaqueca. Só tenho medo dos calores porque de calorenta já chega eu.

Fui pesquisar com minhas amigas, uma a uma, porque acham a Menopausa uma vilã, quando poderia ser recebida de braços abertos, porque sim, chegam a todas, mais cedo ou mais tarde. E sim, são parte de ser mulher, simplesmente.

No meu caso que menstruei com 10 anos, creio que ela está esperando por mim em muito breve.

A grande maioria das mulheres de minha faixa etária (entre 38 a 45 anos) acham que a Menopausa trará danos significativos à nossa aparência, em especial à pele do rosto. Ou seja, para ela é o fim do ciclo da mulher. É a perda da feminilidade, da juventude.

Outras poucas me relataram que será triste perder o poder de engravidar, e que se sentirão menos atraente aos boys.

A questão de nunca mais poder engravidar é algo extremamente pessoal, talvez a mina nem queira ter filhos, mas o fato de não poder mais é um marco na vida dela.

Conversei com 2 ginecologistas e me disseram o seguinte. Vou traduzir de uma forma mais tosca e entendível.

A Menopausa afeta cada mulher de maneira diferente. A maioria praticamente não vai sentir efeitos colaterais da Menopausa. As rugas vêm da idade e do seu estilo de vida, não necessariamente da perda de produção de hormônios. Algumas vão sentir secura lá embaixo, outras vão ter calores internos por um tempo. Podem ou não tomar reposição hormonal, mas a maioria espera e deixa passar esses sintomas iniciais se tiverem. E a vida continua.

Engraçado que conversei com 3 amigas que passaram recente pelo processo da Menopausa e todas elas disseram que esse medo é lenda. Uma sentiu um calorzão ali mas passou. Outra disse que sentiu uma securinha lá embaixo, mas nada demais. Nenhum monstro de 7 cabeças. Ah, e continuam lindas e super ativas. De verdade. Sem floreação.

Eu perguntei a meus amigos homens se eles achariam uma mulher na menopausa menos atraente. Balela. Com exceção de um ou outro, que apesar de serem meus amigos, confesso, foram criados para achar que mulher de verdade é aquela que não faz bolo de caixinha.

Para a grande maioria dos homens, mulheres, basta ser gostosa. Se tiver um pouco de ruga ok, se tiver uma secura lá, existem produtinhos para isso, mas o que broxa um homem é mulher chata (nem isso quando é muito gata) e caída.

Daí eles me jogaram uma pedra, que acredito, faz sentido. Mulher não tem medo dos homens, tem medo é delas mesmas.

As mulheres lutaram tanto para conquistar seu espaço, para ter direito ao voto, para ter direito igual no trabalho (bem estamos trabalhando para isso ainda), e ainda estão na idade da pedra quando se trata de tabus femininos.

A gente mesmo se apedreja quando a gente julga as outras. Pela idade, porque não deve usar usar roupa mais justa e decote porque já é uma senhora. Quantas vezes já ouvi de minhas amigas que fulana tá ridícula pagando de gatinha jovem?

Eu falo, eu amo a mulherada, mas ô bixo que precisa melhorar viu?

E não falo apenas das mais velhas. Tem novinha ai, de 20 e poucos anos, se dizendo a super lgbt+, modernosa, sem rótulos, mas que continua zoando a mulherada de 50 que ainda vão em balada e usando roupinhas coladas ao corpo.

Se a gente diminuir esse preconceito, esse julgamento que mulher tem que se colocar na sua caixinha de idade e agir como as pessoas da faixa etária dela deveriam se comportar e vestir, garanto que esses medos de envelhecer e da menopausa seriam muito menos temidos.

Eu só não me visto com roupas periguetes e justinhas porque honestamente eu não tenho muito o que mostrar (e prefiro deixar de segredinho hihihi. Quem quiser que me conheça pessoalmente– pra ver) e já me visto de matrona quando eu tinha 18 anos e sou feliz. Mas dou o maior apoio para quem quiser se vestir assim, seja com 20 ou com 80 anos.

Sejamos felizes e mais leves, mulherada. Parem de perder seu tempo julgando a aparência das outras. Vamos aceitar essa Dona Menopausa de braços abertos, como uma onda que nos leva a uma nova vida. Bjo no coração de vocês.