
Seja mais egoísta. Pense em você. Pense só em você.
Esse é um dos conselhos que posso dar para quem esta fazendo 40 anos (ou antes disso).
Até eu passar por situações de quase morte (2 assaltos com arma na cabeça, morte de meu querido pai), a gente nem para para pensar nisso.
Não é praticar irresponsabilidade, e indiferença em relação às pessoas, principalmente às pessoas queridas que cuidam e gostam de você.
Mas é de ser mais minimalista e restringir a ações realmente importantes para você.
Tem tantos exemplos de ações que comecei a fazer, mas são tantas que prefiro ilustar apenas algumas delas aqui:
1) NÃO SE PREOCUPE TANTO COM AS PESSOAS
Sim, isso mesmo. NÃO se preocupe com elas. Não se preocupe tanto em fazer a política num grupo, ou ajudar alguém para encaixar numa viagem, até porque geralmente essa pessoa não vai apreciar seu gesto, além de empatar teu tempo. Não se preocupe em tentar amenizar a treta entre amigos, isso é problema deles e não sei. Não se preocupe tanto em dar parabéns pelo Facebook para pessoas que você nem tem mais contato, não se preocupe em ir em festas de criança que você detesta (as festas, não as crianças necessariamente), não se preocupe em dar explicações inventadas para um evento que você não quer ir.
2) SE AFASTE DE PESSOAS
Seja mais seletiva mesmo. Se afaste de pessoas que você já não sentiu uma vibe boa de primeiro momento, Se afaste de amizades ou parentes tóxicos, chupins, fofoqueiros, mentirosos, de caráter fraco e que almejam pela sua desgraça e tristeza. Já falei no post aqui no blog , mas repito: não é difícil identificar essas pessoas.
3) GUARDE COISAS PARA SI
E não digo apenas de comida. Digo também de alguns sentimentos, sonhos. Aprendi que nem tudo deve ser compartilhado.
As pessoas, mesmo do bem ou do mal, não agregam em nada aos seus sonhos. Pelo contrário, só pesam.
4) NÃO SEJA SEMPRE AQUELA QUE SEMPRE RESPONDE
Eu sempre tinha nojo (ainda tenho) de pessoas que deixam outras pessoas no vácuo. Sejam numa conversa online, ou num grupo. A maioria faz por preguiça mesmo, ou desatenção, mas tem seus casos de inconveniência e intruso, e daí você tem que se fazer de louca mesmo. Treine isso. Nâo responda. Finja que não escutou ou não entendeu. Se quiser que a outra pessoa esteja desconfortável como você se sentiu quando teve essa pergunte, faça uma cara feia e olhe bem feio nos olhos dessa pessoa.
5) NÃO SEJA SEMPRE A BOAZINHA
Eu sou uma pessoa que sorri para porteiros, dou nota alta nos aplicativos para serviços bons. Mas nunca fui de deixar barato quando tentavam me passar a perna.
Agora estou me irritando bastante com atendentes que pedem que eu responda uma pesquisa de satisfação do atendimento dele quando o problema ainda nem foi resolvido.
Para quem está morando em SP como eu, cuidado com as bondades as pessoas: 2 amigas minhas tiveram suas digitais e faces copiadas para um outro aplicativo ajudando outras pessoas na rua.Claro que sempre que possível, faça o bem, mas se isso custar seu tempo, sua dúvida, pense duas vezes.
6) TENHA A CORAGEM DE FAZER MAIS COISAS SOZINHA
Para meu aniversário, eu reservei 2 semanas na Europa só para mim. Terei a coragem de passar meu primeiro aniversário sozinha, em terra estrangeira. Sempre viajava com uma amiga, e geralmente fazia um roteiro que a outra parte pudesse pagar, ou se interessaria. Dessa vez, vou para onde quero, comer o que quero, sem interferência de ninguém.
PS: FOI UMA DELICIA. FUI, ARRASEI, E FUI MUITO FELIZ