death

Olha, não foram poucos. E nem sou uma pessoa super aventureira, que faz esportes radicais ou caminha por lugares desconhecidos.

Ontem mesmo. Resolvi voltar da praia mais cedo e não ficar os dias prolongados que me foram dados de graça pela pousada, porque tinha que terminar uns trabalhos.

Um bicho esquisito no meu banheiro. Subi num banquinho, fui abater o bendito, e me assustei com ele voando. O Banquinho balançou, eu caí e quase quebrei o pescoço na quina da bancada. Podia ter batido direto a cabeça, ter ficado paraplégica, em coma.

Tudo porque resolvi ceder às obrigações mundanas (e um pedido da minha mãe) e voltar mais cedo pra casa, e achar que eu tinha que abater aquele bichinho  que só estava lá no seu lugar).

Ano passado. Voltando da academia, cedo da noite, fazendo o mesmo percurso que sempre faço há 10 anos. 2 bandidos numa moto me assaltam. O certo é fazer o quê? Entregar sua bolsa e olhar para  lado. Reação humana é uma besta mesmo. Revidei e tomei uma bela coronhada na testa. Podia ter sido um tiro. Foi sangue para todo lado. Quando vi que ainda estava respirando e consciente, me perguntei se tinha tomado um tiro e a bala ainda não tinha achado meu neurônio.

Há muitos anos atrás. Eu com 3 anos, na piscininha a bóia escapou dos meus braços e e fui afundando, perdendo a força de ficar com a  cabeça para fora, a bóia estava fugindo de mim. Minha mãe num inocente telefonema na cozinha, longe. Voltei a tona por um milagre e acredito, por uma mãozinha divina que não me deixou partir naquele momento.

É gente, todo dia você pode morrer. Eu surfo na marolinha, entro no mar só aonde dá pé, volto por ruas movimentadas, nunca experimentei drogas pesadas, jamais fumei e olha quantas vidas eu tive, sem contar inúmeros outros incidentes: avião que quase caiu, uma centena de vezes na estrada com um caminhão louco.

Daí, aos 40 anos eu aprendi que você não fica emburrada por causa do insetinho que quase provocou sua morte. Nem com sua mãe que pediu que você voltasse mais cedo da praia para resolver alguns assuntos. Você limpa a sujeira, revê na sua agenda o que realmente é prioridade, desmarca coisas inúteis só para fazer figura, diz não para alguns programas. O inseto? Deixa ele pra lá. Não sendo aranha ou escorpião, muito estrago não fará. Escreve uma cartinha para sua amiga que está precisando. Marca a viagem que estava protelando. Resolve sair com o bofe que estava enrolando, só porque estava com preguiça de conhecer alguém novo. E em vez de ir pra academia como sempre, vai tomar um bom vinho e comer maravilhosamente bem, porque a vida é agora. Reclamar é para os zumbis.