Passando dos 40, tenho que dizer algumas verdades a vocês, amigas. Apesar de ser de descendência nipônica, e as japas sempre parecem trabalhadas no formol, que nunca envelhecem, eu comecei a sentir os primeiros sinais de envelhecimento sim.
Em vida, temos apenas 2 certezas: que vamos morrer e vamos envelhecer.
Não importa quantos cremes você use ou quantos procedimentos estéticos realize ou quantas vitaminas toma. Você vai envelhecer, minha cara.
Uso creme ao redor dos olhos quase todos os dias, mas já reconheço algumas linhas de expressão e pequenas rugas. Já tenho algumas bolsas embaixo dos olhos que são gritantes quando acordo e demoram para passar ao longo do dia. Tem dia que fico com uma cara de buldogue.
Foto é cruel e mostra a realidade. Um dia, em Morro de São Paulo, na Bahia, me fotografei ao lado do mascote do hotel, uma linda iguana (?). Vi que tinha uma cara mais inchada que a iguana. Bolsas enormes embaixo dos olhos. |Ok, era de manhã. |Mas um horror. Óculos escuros para próxima selfie, por favor.
Nunca fui muito adepta do Sol, mas tive minha cota de idas à praia sem bloqueador solar. Então tenho várias manchas do rosto, retocadas com sessões de laser, e várias pintas novas.
Agora, as dores…. Ahhhh tive dores terríveis. Enxaqueca, sempre tive, desde os 10 anos, pré menstrual.
Mas dor de costas, hérnia, foi dureza. Lembro que fiquei parada numa grande Avenida porque a coluna travou e não conseguia me mexer. Parecia um Robocop.
Quando fui no médico e ele me deu uma injeção, além de dicas de alongamento, musculação, perguntei o motivo da trava e ele me disse: “é a idade”. Fdp.
Energia. Também diminuiu. Todas as pessoas que me conhecem sabem que eu sou uma espoleta. Quando viajo, consigo ficar 14 horas na rua batendo perna sem parar. Ia na balada e ficava até 6 horas da manhã numa boa. De dia de semana, trabalhava o dia inteiro, ia pra academia e emendava um barzinho. No sábado, trabalhava de manhã, ia pra academia, almoçava e emendava uns 3 programas.
Recentemente, fui para um cruzeiro e fiquei 6 dias. E 6 dias em terra na maior maresia. O meu corpo está definitivamente mais retardatário, demora mais a voltar ao normal.
Hoje, sou ainda capaz e bato perna 14 horas seguidas quando estou num lugar legal. Mas depois preciso dormir 8 horas definitivamente. Daí no dia seguinte bato menos perna e fico mais no quarto aproveitando o edredon gostoso ou tomando um café bem demorado.
Posso ter um final de semana com 5 saídas, mas no outro só quero ficar em casa assistindo TV. Se tenho um dia de trabalho muito intenso, só quero voltar para casa e tomar um banho demorado e me enfiar no meu roupão e nas minhas pantufas.
Antes, quando alguém me dava o cano para a balada, ficava puta e ia dormir com raiva. Hoje, até torço para um cano para poder descansar. Parecemos um pouco como cachorros, né? Um pique do capeta quando criança. Depois uma lerdeza só.
Deixo claro que não é que você fica uma moribunda sedentária quando passa dos 40 anos. Mas tanto a mente como corpo lhe dizem que você NÃO É OBRIGADA a ficar 14 horas em pé, fazer todos os programas possíveis, ir em todos os lugares.
Se você vai num restaurante bacana, se dá ao luxo de ver todo o cardápio, ficar umas horas só admirando o povo em volta, e sentir a atmosfera do lugar.
Se você viajar, não vai cair o mundo porque você dormiu demais depois de um dia intenso, e perdeu o café da manhã.
E não será punida porque decidiu num sábado à noite, mesmo com convites, ficar em casa de pijama e ficar com um balde de pipoca assistindo a filmes bem bobos. Adoroooooooo
Acho que o que mais ganhamos nessa trajetória é CONSCIÊNCIA. Noção. Conhecimento.
Consciência que se eu misturar vodka + whisky + pinga + cerveja vai dar ruim no dia seguinte. Que se eu comer frios e pães a semana inteira meu corpo não reagir bem. Que se eu ficar de molho durante uma semana, vou tentar correr na semana seguinte e vou ficar morta depois de 2 voltinhas no parque.
Noção que se você não usar bloqueador solar, vai ter manchinhas no rosto que só serão eliminadas com sessões bem caras de laser e luz pulsada. Que se você não começar a se exercitar agora , a osteosporose vai te pegar.
MELHOR CONSELHO – faça checkup anual. Faça sua lição de casa. Faça seus exames de sangue e ultrassom e durma tranqüila até o próximo ano, além do puxão de orelha necessário para mudar sua rotina se seu colesterol bateu no alto e seu triglicérides ta bombando. Use filtro solar, todos os dias, todas as horas. E aceite com resiliência as ruguinhas, os primeiros de muitos cabelos brancos, as dores nas costas, em lugares no corpo nunca sentidas antes. Isso é vida, mores. E principalmente: reconheça que está envelhecendo, e tire proveito de sua saúde enquanto ela é plena. Agora é a hora de fazer tudo: mochilão, sabático, viagens compridas, loucurinhas de madrugrada, o que você quiser.