happy-mom-daughter-19166221

Já devo ter falado neste blog que viajar com sua mãe é uma oportunidade para poucas e privilegiadas. Uma, se você tiver condições financeiras para tanto. E segundo, se sua mamis tiver saúde e disposição. Portanto, se você tiver a oportunidade, esqueça o boy lixo, esqueça por enquanto as amigas. Abrace uma viagem com sua mãe.

VIAGENS CURTAS PARA COMEÇAR

  • Rio de Janeiro – Tem a praia. O calçadão de Copacabana. O Cristo. O Pão de Açúcar. O Urca.

Já fui umas 5 vezes com minha mãe ao Rio, e cada vez é diferente.

Na primeira, fomos quase assaltadas dentro de um ônibus.

No ano passado, fomos fazer programas culturais e encarar fila de 1 hora para o Museu do Amanhã (isso porque fui acompanhante da minha mãe e entramos na fila de idosos)

Nessa última, só luxo e glamour – compras em Ipanema , jantar no Leblon, drinks no Copacabana Palace e almoço de domingo num super hotel em Santa Tereza.

  • Existem aqueles minicruzeiros que vão de sexta a segunda. Eu sei que cruzeiro é brega, a piscina parece um piscinão de ramos com 10 pessoas em um litro de água suja, mas é uma delícia. Se você aprender a chafurdar, vai se divertir um bocado.

São férias no piloto automático. Você deixa o cérebro no porto e busca na volta. Tem horário certinho para comer, você compra os tickets de bebida e sai por aí feliz. Se a sua mãe for crica, deixe ela, pois o navio tem tantas opções que cada um pode se virar por si.

Com direito a momentos impagáveis: minha mãe participando de um concurso “Miss do Navio” e querendo jogar praga pra tiazinha que roubou nossa máquina de caça níqueis favorita.

VIAGENS LONGAS

Sugiro só para quem passou das viagens curtas.  Porque o ditado prevalece: mãe só tem uma, porque duas a gente não aguenta.  Deu para vocês se aturarem por 3 dias? Então vamos ao teste de fogo: uma viagem à Europa, uma semana de compras em Nova York ou um cruzeiro de 10 dias.

CRUZEIRO

A vantagem é a mesma do cruzeiro de curta duração: se você se cansar da sua mãe ou vice versa, cada um para seu lado. O restaurante , o SPA, a academia estão à disposição.

COMPRAS EM NOVA YORK

Nova York é uma cidade perigosa: já vi muita viagem de amigas que reforçaram seus laços de amizade, e outras em que acabou a amizade por aí.

Encare sua mamis como amiga. Veja se ela tem os mesmos gostos que você. Isso você pode sentir na viagem de curta duração. Porque búzios a gente só parcela em 3, mas Nova York a gente parcela em 10.

Você é totalmente de compras, de gastar o dia inteiro entrando em uma lojinha atrás da outra, e sua mãe fica o dia inteiro no museu. Esqueça. Vá viajar com alguém da sua laia.

Vocês têm gostos parecidos, mas até um certo limite? Se vocês podem se separar  e se encontrar no final do dia, beleza. Desde que sua mãe saiba se virar sozinha.

Eu já fiz várias viagens de curta duração com minha mãe, mas acho que não encaro esta viagem com ela, pelo menos sozinha. Ela é do tipo que dá 5 minutos, quer fazer as coisas do jeito dela. Então viaje com mais gente.

Vocês podem passar a manhã num piquenique no Central Park e depois a tarde, enquanto você encara a fila do famoso restaurante Momofuku, ela vai flanar em Chinatown, que você odeia. E depois, no final da tarde, todas felizes, vocês se reúnem no Empire State Building para a tradicional selfie da viagem.

EUROPA

Mais cabeludo ainda. Faça várias viagens e conheça bem sua mãe antes de embarcar nessa.

Europa é uma viagem que vale a pena fazer com pelo menos 15 dias de folga. Não é um resort ou navio onde você deixa o cérebro no checkin.

É uma viagem de conhecimento, de visita a museus, novas culturas, comidas, pessoas.

Mas se você conseguir fazer, é uma viagem inesquecível.

Você tem tempo para sua mãe.  Começam a vir relatos nostálgicos e confissões nunca dantes imaginadas.

Que quando ela gosta da comida, ela come mesmo, quase tão ogra quanto eu.

Que num momento de felicidade, num lugar lindo, ela bebe até uma tacinha de champagne para me acompanhar!!!! E olhe que ela não bebe de jeito nenhum. Pelo menos na frente da família. Mas eu não sou apenas família. Agora sou amigona dela