
Este dia vi uma publicação repostada de uma amiga minha dizendo que amizade entre mulheres nunca é verdadeira. Vai ter um momento na vida onde você verá que era falso.
Que tristeza.
E ela é minha amiga. De Verdade. Estava puta com uma ex amiga e postou isso.
E tenho tantas amigas que ainda pregam que trabalhar com mulher é péssimo e odeiam chefes mulheres.
A Disney da antigas tem poder viu? Tão tentando mudar, mas não é do dia para noite para mudar gerações inteiras.
Explico: A Disney das antigas é Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, A Pequena Sereia.
Sempre tem a mocinha: uma menina xóvem, belíssima, inocente e fofolets, amiga dos animais e de todos.
E quem é sempre o vilão? Não! A vilã! É a tia véia, feia, cara de má, invejosa, madrasta.
Quem vem sempre salvá-la? O príncipe. Se não fossem por ele, a Branca de neve e Bela Adormecida estariam para sempre roncando em seu sono eterno e a Cinderela estaria para sempre lavando o chão do castelo.
Nossa geração cresceu vendo esses desenhos e filmes. Nas propagandas e novelas, as mulheres não eram amigas, eram falsas, inimigas, queriam a desgraça uma da outra.
Vamos falar a verdade: espero que as xóvens millenials vejam este texto e não se identifiquem.
Mas nossa geração é da época de ver a amiga abaixo um nível nosso. De termos um namorado,marido melhor, mais bonito, mais bem sucedido. De não repetirmos um vestido de festa. De não encontrar alguém com o mesmo modelito. De quando éramos assistentes ou estagiárias achar que nossas chefes eram invejosas de nossa juventude, e agora que estamos nos quarenta anos, achar que as mulheres são menos produtivas que os homens. De espiar o apartamento alheio, a viagem feita, o cabelereiro.
Não vou mentir que existe sim isso no nosso universo das quarentas, mas não é regra.
Eu sou uma e acho que não sou exceção. Adoro minha ex chefe mulher que tenho contato até hoje. Sempre fui cercada de amigas mulheres. Algumas não foram boas amigas exatamente pelos motivos acima e se foram, e outras estão comigo até hoje, mesmo aos trancos e barrancos (afinal, mais de 35 anos juntas…) . Se tiver uma com roupa igual a minha numa festa vou achar que é um sinal e já vou fazer amizade com a amiga.
Bem, vamos falar da nova Disney: é a Moana e Frozen. Adorei Frozen
SPOILER ABAIXO
Quem diria que um filme blockbuster da Disney ia contar a história de duas irmãs que se afastaram e uma delas achou que tinha encontrado o príncipe encantado, quando no fundo era o vilão e o amor verdadeiro das irmãs que a salvou.
Quem diria que o próximo filme seria de uma xóven destemida que por inspiração de sua avó foi salvar sua aldeia sem príncipe encantado para lhe ajudar, a não ser a figura fanfarrona de um gorducho amigo?
E ainda tenho que escutar de amigas quarentonas que a Moana era lésbica, por isso não tinha príncipe na história…. Se ela era ou não, é a minha personagem preferida da Disney.
Quando eu digo que tenho fé na nova geração, não é brincadeira. E que o preconceito vem de uma geração, seja homem ou mulher, e que a culpa não é só dos homens.
Quase todas minhas amigas quarentonas aplaudem as amigas empoderadas, mas tomam para si todas as tarefas domésticas apesar de trabalharem tanto quanto os maridos. Ok, é assunto para um outro conto.
Eu escrevi um textão para essa minha amiga da postagem absurda e ela concordou. Quando se tem uma amizade real entre as mulheres, é algo fora do comum. Não é a mesma amizade de um homem.
Pode ser de amiga para amiga, de irmã para irmã, de tia para sobrinha, de mãe para filha.
O elo de fraternidade que se tem é inexplicável. É algo mágico. O laço de amizade que tenho com minha mãe é tão maravilhoso que dói o coração de tão incrível.
Quando ela é reconhecida por seu trabalho, você vibra junto. Quando ela tem uma vitória, você celebra igual. Você torce pela vitória dela. Você chora as lágrimas dela, de verdade. Você tem confidencias que nem você faria para você mesma.
Quando você tem uma traição, o tombo vem maior, e daí a frustração. Mas as mulheres são seres humanos e como os homens,erramos, traímos, competimos igual. O homem fdp não é menos fdp que uma mulher fdp. Nem mais. Então porque nos atemos às mulheres fdps?
Mas isso não é com todos.E nem todas. E aquelas que permanecem em sua vida, é a prova maior do poder do ser humano e seu legado maior, que é o relacionamento e a amizade, a amizade, a amizade.
Para as mulheres que talvez acham ainda que a amizade de mulheres nunca é verdadeira, torço de verdade que vocês experienciem na sua vida uma amizade dessas. E que estejam abertas e sem estereótipos de Disney arcaica, por favor. Vocês colhem o que plantam e o que semeiam. Se acharem que mulher é tudo fdp, de verdade, você receberá só destas .