O ano de 2022 foi o mais triste de minha vida . Perdi meu pai numa luta dolorosa contra o câncer. Fora isso, o ano tinha tudo para ser do melhor: o meio fim da pandemia, a liberdade de poder viajar novamente, muitos mocinhos me esperando, eu tinha emagrecido e quase chego no meu peso ideal, vários projetos, segurança financeira em dia.

Mas a morte de um ente querido baixa tudo. Eu trocaria tudo o que ganhei em 2022 por um ano a mais de vida de meu querido pai.

Mas acredito em Deus e sei que cada um tem sua hora marcada, e a hora certa para acontecer. Tinha que ser.

Acredito nisso para seguir em frente.

Por isso, estava bem borocoxoxa no final do ano. Não tive forças nem vontade para marcar um réveillon da pesada (de balada  como foi na Praia do Rosa ou um réveillon no Exterior, até porque o dólar está nas alturas).

Também estava com um grupo novo de amigas, e não sei como iríamos nos comportar. Um grupo novo pode significar potencial enorme para a diversão ou para o desastre.

Acabamos por fechar um cruzeiro de réveillon  no Brasil mesmo.  Abaixo , dou algumas dicas para quem quiser fechar esse tipo de viagem no ano que vem, e também minhas considerações .

– Fechamos por 6.200 reais por pessoa em cabine interna (que mais tarde teve um upgrade para varanda). Fechamos 4 meses antes do Reveillon. Por isso, ganhamos o upgrade (não é garantido, mas é comum, pois o navio tenta sempre vender as opções mais baratas). O que foi ótimo. A cabine interna é digna, mas a varanda é mais espaçosa e tem aquele barulhinho delicia do mar, fora que você sabe quando é dia e quando é noite na cabine externa.

– Fechamos com o MSC , navio Preziosa. Minhas considerações: MSC não é a melhor, nem a pior companhia de cruzeiros. Seus navios são mais novos e bonitos, porém o atendimento e qualidade da comida deixa a desejar. Agora então no pós pandemia, quem não pode desembolsar o dobro para ficar na categoria premium Yatch, vai encarar longas filas para tudo: checkin, desembarque nos portos, restaurante, pagamento de contas. Apenas um adendo 2022 pós pandemia – o serviço piorou muito, desde a cortesia dos tripulantes até a falta de staff para o embarque e fechamento de contas. Eu não tive problemas com minha conta, graças a Deus, mas quem teve débito indevido em sua conta está até hoje atrás da MSC atrás de um reembolso.

– O navio Preziosa não é o maior nem o mais bonito deles , mas o tamanho médio ajudou em ter filas menores para tudo. Quem foi nos navios maiores deles como o Seaview e o Seashore se depararam com ambientes muito mais novos e lindos (especialmente a área das piscinas e spa), mas banheiros mais apertados e filas quilométricas.

– O roteiro de 7 noites ficou praticamente no Rio de Janeiro: Buzios, ilha grande, Rio de Janeiro, fogos em Copacabana, Ilhabela e um dia de navegação. Final de ano geralmente chove no Rio, mas tivemos a sorte de pegar apenas 2 dias de chuva e 5 dias ensolarados.

MAS AGORA AO QUE INTERESSA, MULHERES SOLTEIRAS PROCURAM

Mas e como está de mocinhos? De paquera? Viramos cinderelas? Achamos nossos príncipes? OU pelo menos uma diversão masculina? Ou se não tiver mocinhos, ainda vale a pena fazer um cruzeiro no réveillon para as amigas solteiras?

Minha declaração: navio é uma delícia mas é um desperdício você gastar no Ano Novo. Não faria de novo. Apesar que a viagem foi uma maravilha. Para famílias e casais, ok, mas para solteiras, estávamos fora da turma padrão do navio. Tivemos uma viagem muito gostosa, mas poderíamos ter feito em outro período do ano com uma fração do valor.

Explico: não estou falando de boca cheia (quer dizer, estou, pois comi durante o navio inteiro).

Um cruzeiro de réveillon costuma ser pelo menos o dobro do valor de outros períodos (e pagamos exatamente o dobro do que o mesmo cruzeiro em outras datas) . Mesmo assim, foi um destino barato de réveillon. Pesquisamos outros destinos:

– EUA e Europa – frio e dólar alto

– Caribe e Cancun – mesmo problema do dólar

– Nordeste – passagens e hotéis absurdamente caros

Com o que fechamos, daria no máximo para pegar uma pousadinha no Litoral Norte de SP, comprar a festa à parte, enfrentar o trânsito e caos .

Pensando nisso, o cruzeiro é um ótimo custo benefício. Fora os 6200 reais, você só vai gastar com bebida (que não está incluso, você compra a parte ou compra o pacote de bebidas), e atrações a parte no navio (massagens no spa, boliche, cinema 3d, excursões e atrações nas paradas, compras).

É muito prático e muito democrático, principalmente quando se está viajando com pessoas pela primeira vez. Cada um pode fazer seu esquema, ficar no cassino, tomar sol, ficar na cabine, descer em todas as paradas, ficar nas compras, comer a hora que quer (mais ou menos, porque o buffet vai até as 2 da manhã).

A viagem foi muito gostosa. O grupo ficou em sintonia na medida do possível, demos muita risada, ninguém ficou doente, nenhum acidente. Ganhamos uns 3 quilos, descemos em todas as paradas, e como viagem, foi realmente muito bom. Teve comprinhas, teve fofocas, teve muita comida.

Contudo, como solteira, foi um desperdício na minha opinião. Como solteira, eu quero ir em lugar com potencial de paquera. No navio, tive a impressão que mesmo em cruzeiro de réveillon, a turma é sempre a mesma: grupos enormes de casais ou famílias. Raramente víamos algum solteiro, e quando era, era monstrinho (nisso fez falta o pacote de bebidas). Tal como o cruzeiro das Bahamas que fizemos em 2018, achar um mocinho avulso era como achar agulha no palheiro.

Outra decepção: os fogos de Copacabana que tinha tanta expectativa de assistir (estávamos no camarote do mar, longe da muvuca e do perigo de arrastões) estavam longe, longe. Viamos só um clarao. Nada de impactante. A noite do réveillon alias achei um mico: muitas pessoas estressadas e nervosinhas se acotovelando para conseguir uma selfie (inclusive nóis), um buffet ceia mequetrefe que parecia uma guerra. Só se salvou mesmo a banda, que foi muito animada, até altas horas da noite.

Em suma, o navio não se esforça muito para oferecer uma experiência única de réveillon: a comida era um pouquinho melhor mas nada demais, nenhum mimo , nem festas temáticas. Eu iria no cruzeiro em uma data diferente, economizaria esse dinheiro e gastaria numa mega festa como a virada mágica que sim, foi um harém para os solteiros e solteiras.

No final, voltamos bronzeadas, alguns quilos mais pesadas, com alguns milhares de reais a menos no bolso. Mas a saudade da pizza da madrugada ficou.

os fogos mequetrefes de Copacabana (da Orla da praia deve ser lindo, mas no navio é longe e muito stress para tirar essa foto)